20060627

Racismo?

Já cá não venho há algum tempo. As razões são as do costume... e as previsíveis: o Mundial! Mas não é só isso, o trabalho (sim, de vez em quando também se faz algo) não é nulo, logo...
Mas hoje bateu-me na cabeça uma ideia.
Enquanto lia as notícias do Mundial encotrei uma que contava o desagrado de Jeam Marie LePen (penso que é assim que se escreve) com as escolhas do seleccionador francês. Ele diz, textualmente, que o selecionador exagerou nos jogadores de cor e a França não se revê nesta selecção. E o mais espantoso não é esta ideia que já é algo normal na boca deste senhor. Não, o mais espantoso é recordar que este dito cujo esteve perto de ser eleito nas últimas eleições presidenciais do país que tem como lema a liberdade, a fraternidade e a igualdade... Não acham?
Bem, eu devo admitir que também sou racista. Sim, digo-o sem receios nem vergonhas. Eu também sou preconceituoso. Não tenho a mesma consideração por certas pessoas como tenho por outras. Eu gostava que a sociedade segregasse os mentecaptos que acham que não há futuro para o Homem, que não lutam pela melhoria da Humanidade, que olham apenas para o seu próprio umbigo e procuram apenas encher o seu bandulho. Eu sou racista! Detesto os egoistas e egocêntricos que pensam que são mais que os outros e que todos os devem servir. Sou RACISTA! Detesto as raças que se julgam superiores ou inferiores. Detesto quem luta por fazer deste mundo uma pirâmide: tapada, imóvel, escura, básica, sem mais objectivos a não ser a elevação de alguns e a humilhação de muitos.
Quem sabe? Talvez encontre outros racistas como eu...

20060609

É hoje!

Sim, sim, sim! Começa hoje. Às 5 horas da tarde portuguesas (ou do meridiano de Greenwich, se preferirem). Começa hoje mais um mundial. E será mais um? Será especial? Todos queremos que seja, especialmente para a Selecção Portuguesa.
Devo dizer que a histeria local é inferior à do Euro2004. Não se vê futebol em todas as esquinas como na altura. Mas, mesmo assim, Mundial é Mundial e este não é diferente disso. Aliás, este parece que vai render 10 vezes mais que qualquer outro! A voz do dinheiro é forte, catano!
Mas eu não quero saber disso. Quero sim ver a bola rolar... mas esperem aí! Esperem aí!!! Eu já pareço um adepto fanático! Não?! Sim... Mas não o sou, garanto-o.
Sabem, aquilo que me encanta mais até nem é o rolar da bola: é o progresso de uma competição. Mundial ainda por cima! Adoro ver os resultados a ditar o apuramento ou afastamento das equipas. É por isso que gosto da F1. É uma corrida! E gosto do Mundial porque também é uma corrida e pêras! Adoro ver os resultados finais (e cheguei mesmo a registar todos das últimas grandes competições futebolísticas) e admirá-los como uma obra de arte: uma obra de arte da sociedade, do mundo, da Humanidade!
Quando tiverem a oportunidade, façam-no: esquematizem os resultados, com o mais detalhe possível. Pouco a pouco... à medida que os jogos forem disputados... e admirem a construção de uma obra prima, única e irrepetível!
Eu, pelo menos, vou tratar da minha!

20060607

Olha, já passou!

E foi assim que eu pensei na viagem para o trabalho. Já passou. Não, não me estou a referir ao combóio que atravessa a estrada frequentemente quando eu tenho pressa. Passou o dia 6. Aquele do mês 6 e do ano 6... Sim, e já passou à 2000 anos, acreditam?! É verdade... e ninguém reparou! Que coisa triste...
No que diz respeito ao dia de ontem, não se passou nada de especial: não morreram multidões, não houveram catástrofes naturais ou artificiais, não desceu à Terra nenhuma criatura vermelha, de cascos negros e tridente flamejante! Não, nada de mais se passou... Sim, eu sei que podem argumentar que houveram muito incêndios e estou certo que para algumas pessoas isso foi um inferno sobre a terra... mas também houveram aquelas que se sentiram no céu... por causa dos incêndios! Sim, é verdade... Ou melhor, é capaz de ser verdade! Pois não entendo outra forma dos incêndios em Portugal proliferarem de tal maneira sem que haja alguém que ganhe vantagem nisso a priori, durante e a posteriori de tais catástrofes naturais...
Como dizem por aí, "É Portugal, ninguém leva a mal!"

20060605

Dia 5 de Junho

Hoje são 5 de Junho... Ou melhor, hoje é o 5º dia do mês de Junho! Para mim é um dia diferente dos outros. Não é por ser a véspera do tal 6/6/06, o qual eu acho que se trata de uma "ganda" treta de poucos na tentativa de provocar e usar muitos.
Não, hoje o dia é diferente. Principalmente porque o meu pai faz hoje 51 anos. Novito, o moço, não acham? É, ele dedicou-se à nobre arte da procriação com ainda muita inconsciência! Vejam só que teve o primeiro rebento com 22... e o segundo (moi) com 23... ou 24... Sim, foram 24. Isto quer dizer, como ele muitas vezes me lembra, que com a minha idade ele já era pai de 2 filhos! É relevante, devo adimitir.
Mas hoje o dia é dele. Não lhe vou dar os parabéns. Nunca o fiz, acho que não vou fazê-lo tão cedo. Ele sempre foi muito pouco lamechas e não nos educou a agir assim. Mas não vou continuar a falar da minha relação com o meu pai, essa dá pano para mangas e provavelmente será melhor fazer isso noutra altura.
Sim, hoje é o 5º dia de Junho do ano de Nosso Senhor Jesus Cristo 2006. Para todo o restante mundo este dia é apenas mais um... mais um no caminho para o MUNDIAL!!!
Sim, meus caros, apesar de me considerar um fraco adepto de futebol, não sou imune à completa histeria social e comercial sobre este evento. Não vou andar aos berros, não vou pendurar a bandeira na janela nem na traseira do carro e não vou enfrascar-me em líquidos-de-proveniência-duvidosa-que-provocam-reacções-igualmente-duvidosas (i.e. alcoól) se Portugal fizer um brilharete ou uma péssima figura! Não sou assim em relação a quase nada e certamente o futebol não está nessa limitada gama de eventos.
Mas sim, estou ansioso que comece. Gosto de futebol ao ponto de me deixar entusiasmar com a grandeza de um evento que reúne países dos quatro cantos do globo (como é que um globo tem cantos?! Falaremos disso num próximo episódio). Sinto-me extremamente ansioso por ver a bola rolar entre homens de proveniências completamente distintas a lutar por um objectivo comum: metê-la na baliza do adversário!
Gente. Todos! Quem não gosta de ver um bom espectáculo?! Eu gosto e o Mundial é dos maiores do mundo! Entusiastas e críticos: divirtam-se com mais um momento único na história desta bola azul na imensidão do cosmos. Disfrutem deste espectáculo porque ele é mesmo único.
Já só faltam 4 dias...

20060602

Persistência

Devo confessar que os blogs já me encantaram mais... e me estão a encantar de novo... Não sei porque é que uma coisa destas é apelativa! Quando primeiro conheci esta actividade etérea não a compreendi devidamente, logo ignorei. Recentemente fui convidado para tomar parte de um e passei a perceber um pouco do interesse em ter um registo contínuo de algo publicado para todo o hemisfério norte e algum do sul.
Mas não sei se vou ter a persistência que um amigo meu me disse que é necessário. Nunca tive um diário, acho eu. Tive uma vez uma escrita de eventos que me assaltavam a môna, mas só... Pode ser que essa prática me tenha dado "o que é preciso" para não desistir de escrever aqui as tais pancadas à extremidade superior da minha herança biológica.
Vou ver.
Certamente algo me há de bater. Ou alguém. Estou perfeitamente convencido que uma vida de engenheiro em Portugal é mais do que fonte de inspiração para descorrimentos profundos e duradouros sobre o mundo, a nação, as pessoas e talvez falar depois do que realmente interessa: gajas! Bués de gajas, tájabêr?! Querem uma amostra?

Esta é apenas uma singela contribuição para que se sinta neste blog um pouco da "arage" do que podemos encontrar em qualquer serralharia deste país! Não duvidem: são mesmo TODAS!

Daqui para a frente é este blog é capaz de ser mais visitado... ó ai, se não vai!

20060601

Estou desleixado

Como é que alguém, no seu perfeito juízo, consegue manter um blog?! Eu questiono-me seriamente... Mas se calhar a pergunta a fazer deveria ser mais extensa... Como é que alguém no seu perfeito juízo, casado, com uma casa em construção, engenheiro e preguiçoso consegue manter um blog?
Vou ficar à espera das respostas do céu!
Sim, porque a nível de audiências a coisa não anda famosa, este blog é uma lástima!
Ao menos podiam vir aqui dizer mal, sempre diziam alguma coisa
Ahhhhhh
Tou "quilhado"