20080905

A informática

Acabo de descobrir um tema inesgotável para divagar... a informática!

A informática está presente na minha vida há muito tempo e por muito tempo. Eu sou daqueles que sabe o que é um ZX Spectrum... pois tive um! 128+ era o seu modelo... e parti-o todo. Ainda tenho algumas coisas dele (como o manual de instruções que descobri há uns dias nas arrumações da garagem) e devo dizer que foi uma experiência meio abortada. Tinha eu talvez 12 anos ou menos quando recebi o bicho e nessa altura ainda não sabia ler inglês (falar sim, mas ler não...) Basicamente ficou por explorar. Apenas joguei nele, quando descobri como se jogava! Aquele ruidinho das cassetes de áudio com jogos (sim gente, o primeiro suporte de jogos que houve na informática foram cassetes áudio banalíssimas que tínhamos que passar para o computador... e ainda tenho o gravador que usava para esse efeito! Credo!...) é inesquecível.

Tive um hiato em que nada se passou pois não consegui reparar os estragos que inflingi naquele moço e não me foi oferecido outro até aos meus 16 anos.

Quando chegou o Natal de 1993, no entanto, tudo mudou. Recebi o meu (nosso porque foi uma compra para a casa) primeiro PC. Um 386 DX4 a 40MHz com 4Mb de RAM e 128 de disco. Que também desfiz... mas só mais tarde!

Foi uma revolução na minha vida: passei a investir todo o meu tempo livre, praticamente, a usá-lo... para jogos! E quando não conseguia usá-lo para isso, usava-o para tentar descobrir como pôr os jogos a funcionar!... Pronto, andava tudo à volta disso. Foi à custa disto que aprendi comandos DOS e comecei a usar o Windows 3.1. Só depois aprendi a fazer instalações de outras coisas. E não tenho mais parado

Passei pelo Windows 95 ao de leve, usei extensivamente o 98 e fui para a Universidade descobrir o NT e o 2000 e a monumental invenção informática do milénio: a Internet. Usava Word... Excel... e jogos, claro. Na UM aprendi a usar os computadores para trabalhar a sério, em CAD e Access, mas também como ferramenta para me cultivar e aprender com a cada vez mais valiosa internet.

Hoje os meus horizontes ainda estão em alargamento. Estou cada vez mais curioso por conhecer sistemas alternativos aos PC's Windows como são os Linux ou (mais recentemente) os Macintosh. Invisto ainda imenso tempo a explorar. Muito mais a usar. E é em frente a estes bichos que eu me sinto bem, nem que seja 24 horas por dia.

Claro que a minha forma física ressente-se disso. Óculos não uso, curiosamente. Mas o maior problema é a hora de ir para a cama...